PT

Traduzir:

Hub de Negócios e Serviços

O que é Coaching para mim?

Por Fernão Loureiro

Não vou usar este espaço e seu precioso tempo para reproduzir conceitos que você pode facilmente encontrar no Google. Vou tentar te passar como enxergo o Coaching para caso você se identifique, me procure.


Coaching é o caminho por onde você vai passar para chegar onde e como quer estar daqui um tempo. Isso invoca a necessidade de rever partes importantes da sua vida, para entender como você chegou ali e assim reprogramar crenças amarradoras, pensamentos negativos e sabotadores e evitar desperdício de tempo e energia com ações inúteis.


Está longe de ser Terapia, e abomino qualquer tentativa de curar problemas graves como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou uma fobia com um processo de Coaching.  Se o seu problema é terapêutico, procure um terapeuta/psicólogo, afinal eles estudaram 5 anos para isso e têm capacitação para te ajudar a curar sua alma, e respeito demais isso. O Coach não tem essa capacitação. Inclusive também posso claramente diferenciar isso porque fiz os dois processos como complemento da minha formação (decisão minha, não exigência do curso): fiz Coaching com uma baita profissional e fiz terapia com outra baita profissional – os trabalhos são complementares, mas não substituíveis! 


No Coaching a gente não arruma emprego para os outros nem executa diretamente as ações. É o Coachee quem alcança tudo, com supervisão e direcionamento certo do Coach. 


Ferramentas para desevolver o processo não faltam. Seu objetivo pessoal pode ser tão específico quanto arrumar um novo emprego ou tão amplo quanto mudar de carreira - e por isso deve ser enxergado como um projeto super detalhado, para mitigar frustrações. e otimizar os resultados. 


Se você também quer levar a sério a construção de algum objetivo, sem sensacionalismo, sem autoajuda, sem espetáculo... BEM PÉ NO CHÃO ... vamos conversar! Seu sucesso será o meu sucesso! 

image1